Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
Biografia

Biografia de Agostinho Vuma

Biografia de Agostinho Vuma
Biografia de Agostinho Vuma

Infância
Agostinho Vuma (07 de Janeiro de 1976) é um empresário e político deputado da Assembleia da República de Moçambique para o circulo eleitoral de Gaza pelo partido FRELIMO e Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Presidente da CTA
Foi eleito a 25 de Maio de 2017 e reeleito em Dezembro de 2020 como Presidente da CTA. Agostinho Vuma tem experiência de 21 anos como empresário, 17 anos no associativismo e federalismo empresarial, com interesses e investimentos na área de construção civil, indústria transformadora, hotelaria e turismo. Representa e é actualmente associado a multinacional portuguesa, com mais de 70 anos no mercado europeu e com créditos firmados na área de construção civil & obras públicas.

Membro fundador da Associação dos Empreiteiros da Cidade de Maputo onde foi presidente, depois fundou a FME – Federação Moçambicana de Empreiteiros, onde deu o seu contributo para a dinâmica do crescimento desta agremiação, consolidando a ação dos seus filiados. Na FME, exerceu o papel de Vice coordenador na Comissão Instaladora e Vice-Presidente durante 6 anos e Presidente nos últimos 7 anos. Para além de Presidente da FME, nos últimos 6 anos Agostinho Vuma foi Vice-Presidente da CTA.

Nesta capacidade, a sua liderança tem sido reconhecida pela indicação a cargos de confiança na gestão das Empresas e Organismos Públicos, designadamente, como Administrador da ANE – Administração Nacional de Estradas; Vice-Presidente da CIMLOP; Administrador do GAPI SARL e membro da Direção do PLAMA, onde emprestou o seu cunho empresarial, procurando imprimir a dinâmica que a economia exige dos fornecedores de bens e serviços públicos à sociedade.

Nestes últimos anos, teve o privilégio de conhecer a CTA por dentro. Conhece bem cada um dos seus pelouros. Conhece as Federações, as Câmaras de Comércio, as Associações e os Conselhos Empresariais a ela filiados.

Baleamemento de Vuma
Agostinho Vuma, foi baleado na capital de Moçambique, Maputo no dia 11 de Julho de 2020 e os seus autores continuam a monte.

Presidente da Confederação Empresarial da SADC
Após o seu baleamento em Julho de 2020, Vuma, foi eleito Presidente da Confederação Empresarial da SADC (SADC BC) e Membro do respectivo Comité Executivo (EXCO), pela Reunião Geral Anual do órgão, realizada em Outubro de 2020.

A SADC BC é o órgão máximo das associações empresariais ao nível da SADC, que integra 16 Estados Membros e 6 Associações Empresariais.

A SADC Business Council tem como missão influenciar a formulação de políticas públicas para facilitação do acesso ao mercado, industrialização, desenvolvimento de cadeias de valor e desenvolvimento sócio-económico regional, continental e mundial.

Leave a Response