Segunda-feira, Novembro 28, 2022
Biografia

Biografia de Carlos Agostinho do Rosário

Biografia de Carlos Agostinho do Rosário
Biografia de Carlos Agostinho do Rosário

Infância
Carlos Agostinho do Rosário (nascido a 26 de Outubro de 1954) na cidade de Maxixe, distrito com mesmo nome na província de Inhambane, é um político moçambicano que é Primeiro-Ministro de Moçambique desde 17 de Janeiro de 2015.

Perfil Académico
Estudou Economia na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo . Ele então foi para o Reino Unido para estudar Agricultura Sustentável e Economia de Desenvolvimento Rural no Wye College , obtendo um Msc.

Em 1977 começou a trabalhar para o Ministério das Obras Públicas na área de Economia e Finanças, onde permaneceu até 1983. Entre 1980 e 1982 foi docente nocturno no Instituto Industrial de Maputo. Em 1983 tornou-se o principal economista da empresa agrícola Citrinos de Manica.

Carreira
Em 1987 foi nomeado Governador da Província da Zambézia e primeiro secretário do Comité Provincial. Em 1994 foi brevemente membro da Assembleia da República antes de ser nomeado Ministro da Agricultura e Pescas. Em 1999 terminou o seu mandato como Ministro. Foi Alto-comissário de Moçambique para a Índia e Sri Lanka de 2002 a 2008. Em 2009 tornou-se Embaixador na Indonésia, com acreditação simultânea na Malásia, Singapura, Tailândia e Timor Leste.

Permaneceu nesse cargo até à sua nomeação como Primeiro-Ministro em 17 de Janeiro de 2015 pelo Presidente Filipe Nyusi. Após a formação de um Governo sob Rosário, políticos da oposição da RENAMO queixaram-se de que todos os 22 ministros eram do partido FRELIMO e que, portanto, o governo não era inclusivo. Em Janeiro de 2020, ele iniciou um novo mandato como primeiro-ministro.

Vida pessoal
Rosário é um entusiasta do futebol e jogou na selecção de juniores. Ele também montou uma equipe diplomática enquanto estava na Indonésia.

Leave a Response