Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
Biografia

Biografia de Carmelita Namashulua

Biografia de Carmelita Namashulua
Biografia de Carmelita Namashulua

Ministra de Educação e Desenvolvimento Humano
Carmelita Namashulua nasceu em 2 de Dezembro de 1962 na capital da Tanzânia, Dar-es-Salaam, onde seus pais permaneceram durante a luta pela independência de Moçambique. Ela recebeu sua educação primária em um dos campos da FRELIMO na fronteira entre a Tanzânia e Moçambique. Em seguida, frequentou a escola secundária em Ribaué. Em Maputo Namashulua estudou até 1994 na Universidade Pedagógica na área de Psicologia da Educação.

Carreira profissional
De 1984 a 1998 Namashulua trabalhou na Escola Secundária Josina Machel (em Maputo) como professora de física e entre 1998 e 2001 foi directora pedagógica da escola secundária. Além do trabalho como professora, também actuou entre 1994 e 2001 como coordenadora de “Apoio a Mulheres Vulneráveis” (Coordenadora de Programas de Apoio a Mulheres Vulneráveis) no gabinete da esposa do Presidente.

Entre 2001 e 2005, Namashulua chefiou a secção moçambicana da ONG Terres de Hommes .

Carreira política
Para o segundo gabinete de Guebuza, Namashulua foi nomeado Ministro-adjunto da Administração Pública (Vice- Ministro da Administração Estatal). No gabinete de Nyusi, ela foi promovida a ministra sénior do mesmo departamento e agora ministra de Educação.

Durante seu tempo ministerial, Namashulua está particularmente preocupada com o estabelecimento completo de instituições estatais em todo o país e, paralelamente, com tendências de descentralização.

Vida pessoal
Carmelita Namashulua é casada, tem três filhos e acredita na fé cristã. Além do português, ela fala ChiMakonde , Swahili e Inglês.

Leave a Response