Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
Biografia

Biografia de Isaura Nyusi

Biografia de Isaura Nyusi
Biografia de Isaura Nyusi

Resumo
Isaura Gonçalo Ferrão, nasceu na Cidade de Tete, Província do mesmo nome (Centro de Moçambique), no dia 02 de Outubro de 1962. Filha de Firmino Gonçalo Ferrão, antigo funcionário dos Correios de Moçambique e de Florinda Aires, professora e mais tarde funcionária das Telecomunicações de Moçambique, ambos já falecidos.

Na cidade de Nampula, Isaura Gonçalo Ferrão conheceu e casou com o Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi com quem teve a sorte de ter quatro filhos, três rapazes e uma menina. Tendo adoptado o apelido do seu esposo o seu nome completo passou a ser Isaura Gonçalo Ferrão Nyusi. É primeira dama de Moçambique desde 15 de Janeiro de 2015 há quando da tomada do poder do seu esposo Filipe Nyusi.

Infância
Na sua infância, durante muito tempo teve o seu pai ausente, preso na Ilha de Moçambique, dada a sua ligação com a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique).
Sendo descendente de uma família cristã, foi educada de forma exemplar e passou grande parte da infância na terra natal em Tete junto da sua mãe, avó Florência e tios maternos que foram a fonte de inspiração para a sua simplicidade, moderação, assertividade, amor, paz, compaixão e carinho com a Terra.

Aprendeu Nyungue (a sua língua materna), Português e outras habilidades indispensáveis da sua tradição tais como saber ouvir, hospitalidade, o respeito pelos outros, a calma, fraterno amor pelas crianças, idosos, deficientes e doentes. Educação Primária e Secundária

Com seis anos de idade, Isaura Gonçalo Ferrão Nyusi passou a viver na Vila Sede do Distrito de Malema, na Província de Nampula, onde ingressou, frequentou e terminou com sucesso o ensino primário, no Colégio de Santa Maria de Malema.

Posteriormente, ingressou o ensino Secundário na Missão de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Posto Administrativo de Mutuáli. Tendo sido transferida para a Província de Sofala, progrediu e terminou com sucesso o ensino secundário na Escola Secundária Samora Machel, na cidade da Beira.

Em 1975, após a independência nacional, desenvolveu a sua auto estima e o orgulho de ser moçambicana. Foi assim que começou a sua paixão pelo ensino e aprendizagem, como também a vontade de ter professores e professoras moçambicanos nas escolas de Moçambique.

Formação Académica
A sua ambição pelo saber foi crescendo ao longo do tempo e sua vida académica prosseguiu. Ingressou na Universidade Católica de Moçambique na Faculdade de Educação e Comunicação onde terminou com sucesso o curso de Bacharelato em Gestão de Recursos Humanos e Licenciatura em Comunicação social, na Província de Nampula.

Experiência Profissional
Profissionalmente, Isaura Ferrão Gonçalo Nyusi, teve o seu primeiro emprego na Educação e posteriormente nos Caminhos de Ferro de Moçambique. De seguida trabalhou no Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, na Província de Maputo.
Durante a sua vida laboral frequentou vários cursos de orientação profissional com destaque a Contabilidade e Gestão de Recursos Humanos.

Fonte

Biografia Disponível na Pagino Oficial da Primeira Dama

Leave a Response