Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
Biografia

Biografia de Josina Machel

Biografia de Josina Machel
Biografia de Josina Machel

De nome completo Josina Abiatar Muthemba (solteira), nasceu a 10 de Agosto de 1945, em Inhambane, Moçambique.

Quando tinha 18 anos, em Março de 1964, Josina foi presa em Vitória Falls, na Rodésia, e posteriormente entregue à PIDE (polícia política do regime português), em Lourenço Marques (agora Maputo). Em Maio do ano seguinte, mudou-se para a Tanzânia.

Em 1967, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), que lutava pela independência de Moçambique face a Portugal, criou o Destacamento Feminino, onde Josina se viria a filiar-se de imediato, resignando para isso de uma bolsa no estrangeiro. Ainda nesse ano, foi nomeada chefe da Secção da Mulher, no Departamento de Negócios Estrangeiros. Ao longo da sua vida, defendeu sempre a igualdade de direitos entre o Homem e a Mulher.

Em Maio de 1969, casou com Samora Machel (que tiveram um filho), um dos líderes da FRELIMO e futuro primeiro presidente de Moçambique (1975-1986), passando a adoptar o nome de Josina Machel.

Em Setembro de 1970, Josina Machel participou na 2.ª Conferência do Departamento de Educação e Cultura e, a 28 de Dezembro seguinte, realizou uma marcha através das zonas libertadas da província do Niassa, com o objectivo de organizar orfanatos e de desenvolver actividades do Departamento da Mulher da FRELIMO.

Em Fevereiro de 1971 participou na 2.ª Conferência do Departamento de Defesa. No dia 6 de Março do mesmo ano visitou as zonas libertadas de Cabo Delgado, para organizar orfanatos e desenvolver actividades do Departamento da Mulher.

Josina Machel viria a falecer a 7 de Abril, em Dar-es-Salam, (Tanzânia).

Leave a Response