Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
Biografia

Biografia de Margarida Talapa

Biografia de Margarida Talapa
Biografia de Margarida Talapa

Margarida Adamugi Talapa é uma mulher que vem da província de Nampula. Nasceu numa família humilde, pobre, no distrito de Memba. Numa camilha de seis filhas e um homem, da mesma mãe e do mesmo pai, mas o pai teve mais quatro filhos fora de casa. Ela é a segunda sorte dos filhos da família. De realçar que o primogénito faleceu muito cedo favorecendo assim à Margarida a filha mais velha da família.

Perfil académico
Quando ainda pequena, Margarida foi matriculada numa Madrassa onde teve o primeiro contacto com um professor. Teve aulas durante três anos e depois foi matriculada numa escola-capela. Estando numa escola-capela, os pais dela, todos os dias, discutiam e diziam que seria baptizada, e que, como consequência, haveria de comer carne de porco.

Os dias passaram e chegou a fase em que os pais decidiram que tinha de sair da escola-capela para uma escola oficial. Naquela altura era difícil entrar numa escola oficial, porque só existia uma escola na sede com apenas duas salas de aula, com a particularidade de só entrarem os filhos dos assimilados. O seu pai lutou e conseguiu matricula-la e, a partir dali, começou a estudar. Aquela escola tinha uma particularidade no acto da inscrição: a família tinha que dizer se era pobre ou rica. Se fosse pobre teria direito a lanche, uniforme e material escolar gratuito, mas o pai dela não aceitou, embora fossem pobres. ……..

Actualizações em Breve…………..

Leave a Response