Segunda-feira, Novembro 28, 2022
Biografia

Biografia de Mariano Nhongo

Biografia de Mariano Nhongo
Biografia de Mariano Nhongo

Mariano Nhongo Chissingue nasceu a 13 de Abril de 1970 em Chemba, na província de Sofala e integrou a Renamo em 1981, na qual se tornou num dos mais relevantes oficiais do braço armado do partido durante a presidência de Afonso Dhlakama

Com apenas 11 anos (!981), Nhongo foi capturado pelos antigos combatentes da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) para ser treinado para combater visto que nessa altura a guerra civil moçambicana estava desenrolando em Moçambique.

Meses depôs da sua captura, Nhongo era um dos melhores soldados da RENAMO. A sua juventude foi caracterizada por sofrimento em plena guerra combatendo contra as forças de defesa de Moçambique em defesa da tão sonhada democracia em Moçambique.

Foi durante a guerra civil que Mariano Nhongo se tornou Tenente General da Renamo. Quando em 1992 se assina o Acordo Geral de paz e governo tomou medidas para desmobilizar os homens armados da Renamo junto com a ONUMOZ, Nhongo continuou exercendo sua carreira de Tenente e guarda do falecido ícone e primeiro presidente da Renamo Afonso Dhakama.

É considerado por muitos moçambicanos um dos melhores combate-fuzileiro da Renamo e até que conseguiu evitar que Afonso Dhakama tombasse em muitas das emboscadas provavelmente organizadas pelos seus oponentes da Frelimo tal como o caso da emboscada de Zimpinga em Setembro de 2015 .

Nhongo se tornou soldado com apenas 11 anos. Desde a sua formação participou em todas guerras em Moçambique (excepto a guerra de libertação nacional). De realçar que, Nhongo integrou a Equipa Militar de Observadores Internacionais na Cessação de Hostilidades Militares em 2014 e dirigiu a equipa responsável pela segurança do seu então líder Afonso Dhlakama e actualmente encontra-se nas matas combatendo contrariando o presidente do seu partido Ossufo Mohamade.

Leave a Response