Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
Noticia

Principais órgãos e objetivos das Nações Unidas (ONU)

 Principais órgãos e objetivos das Nações Unidas (ONU)
Principais órgãos e objetivos das Nações Unidas (ONU)

Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga dasNações, a organização foi estabelecida em 24 de Outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele.Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193.

A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros.

Principais órgãos da ONU
A estrutura das Nações Unidas baseia-se em cinco principais órgãos: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), o Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça. Um sexto órgão principal, o Conselho de Administração Fiduciária, foi suspenso em 1994, após a independência de Palau, o último território sob a tutela da ONU.

Quatro dos cinco órgãos principais estão localizados na sede principal das Nações Unidas, em Nova York. O Tribunal Internacional de Justiça está localizado em Haia, nos Países Baixos, enquanto outras grandes agências estão baseadas nos escritórios da ONU em Genebra, Viena e Nairobi. Outras instituições das Nações Unidas estão localizadas em todo o mundo. A ONU tem seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

As reuniões oficiais são traduzidas simultaneamente para tais idiomas, assim como os documentos oficiais, tanto impressos em papel quanto on-line. Em algumas dependências, as conferências e os documentos de trabalho estão disponíveis apenas em francês e inglês, e as publicações realizam-se nesses dois idiomas.

Seguindo a Convenção sobre Privilégios e Imunidades das Nações Unidas, a ONU e suas agências estão imunes às leis dos países onde operam, salvaguardando a imparcialidade das Nações Unidas no que diz respeito aos países onde ocorrerão conferências e aos países-membros

Principais objetivos das Nações Unidas (ONU)
Os seus objectivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento económico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.Manter a paz em todo o mundo;
Ser um centro capaz de ajudar as nações a alcançarem seus objectivos;
Trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viverem melhor, eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo, acabar com a destruição do ambiente e incentivar o respeito pelos direitos e liberdades dos outros.

Leave a Response