Segunda-feira, Novembro 28, 2022
Biografia

Vida e Obra de Nelson Saúte

Vida e Obra de Nelson Saúte
Vida e Obra de Nelson Saúte

Biografia
Nelson Saúte (Lourenço Marques, 26 de Fevereiro de 1967) é um escritor, comentador político e professor de ciências da comunicação moçambicano.

No início da sua vida profissional, em Moçambique, trabalhou na revista Tempo, no jornal Notícias, na Rádio Moçambique e na Televisão de Moçambique.

Em Portugal, onde se licenciou em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foi redactor do Jornal de Letras e do Público. É mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou volumes de poesia, de ficção e de entrevistas, compilou e organizou antologias de poesia e de conto. Seus livros estão publicados em Moçambique, Portugal, Brasil, Itália e Cabo Verde. É actualmente editor da editora Marimbique e curador do Museu dos Caminhos de Ferro de Moçambique.

Obras de Nelson Saúte
Pessoais
Ponte de Afecto. Maputo, Edição BJ, 1990
O apóstolo da desgraça. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1996

Os Narradores da Sobrevivência. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2000

Rio dos bons sinais. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2008.

O homem que não podia olhar para trás. Em co-autoria com Roberto Chichorro. Língua Geral, 2006.

Antologias
Antologia da Nova Poesia Moçambicana: 1975-1988. Com Fátima Mendonça. Maputo, Associação dos Escritores Moçambicanos, 1989
A Ilha de Moçambique pela voz dos poetas. Com António Sopa. Lisboa, Edições 70, 1992.

As Mãos dos Pretos. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2001

Antologia de contos moçambicanos. O título da antologia é o de um dos textos de Luís Bernardo Honwana seleccionado para a obra

Leave a Response