Domingo, Fevereiro 5, 2023
Animais

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?
Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Quanto tempo dura o cio de uma cadela? Muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é ciclo reprodutivo do pet. Por isso, reunimos tudo que você precisa saber para lidar bem com esse momento, confira!

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Para entender quanto tempo dura o cio de uma cadela, é importante saber que ele pode variar de acordo com o organismo de cada fêmea. Normalmente o ciclo menstrual canino dura aproximadamente 21 dias, com o final do ciclo acontecendo após 4 semanas do começo do sangramento. O cio de uma cadela é dividido em fases, sendo elas o proestro, estro, diestro e anestro.

Proestro
O poestro é a primeira fase do cio de uma cadela. Ele tem duração aproximada de 3 a 15 dias. Nesta etapa a fêmea ainda não está fértil, porém é possível observar um inchaço da vulva, seguido de sangramento vaginal.

Estro
Para quem tem dúvidas sobre quanto tempo a cadela fica no cio e o seu período de fertilidade, o Estro é um momento importante. Com uma duração que varia de 3 a 12 dias, é neste período que a cadela está pronta para a reprodução. É normal que ela mude de comportamento, com o aumento de carência, tristeza, agitação e estresse.

Diestro
O diestro é o momento mais longo do cio da cadela. É durante esta etapa que ela atinge o ápice da produção de hormônios e costuma recusar a copulação. Se não houver fecundação, é possível que o pet desenvolva sintomas de gravidez psicológica.

Anestro
O anestro é um período de ausência de atividade sexual e dura em média 125 dias. Nesta etapa o útero e os ovários estão pequenos.Conhecido também como período de recuperação pós-gestação, ele é marcado pela baixa produção de hormônios.

Principais cuidados durante o cio de uma cadela

O período em que uma cadela fica no cio é um momento delicado na vida do pet e requer uma série de cuidados por parte do tutor. Os principais pontos de atenção estão relacionados à higiene e alimentação do animal de estimação.

Durante o cio de uma cadela, é normal que ela mude os hábitos alimentares, passando a rejeitar a ração e comer com menos frequência. Uma maneira de mantê-la saudável é oferecer petiscos e ração úmida para estimular o apetite.

No período menstrual, que acontece durante a primeira etapa do cio da cadela, a região vaginal fica inchada e ocorre o sangramento. Para evitar que a pet fique se lambendo e contraia doenças, o tutor deve apostar em produtos de higiene para cães, como fraldas e absorventes.

Como saber se o cio da cadela acabou?
A maior preocupação dos tutores é saber quanto tempo um cachorro fica no cio. O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

Quando é o período fértil da cadela?
Outra dúvida bastante recorrente entre os tutores é sobre a fertilidade durante o cio de uma cadela.O período de maior fertilidade do animal acontece durante o estro, segundo estágio do ciclo menstrual da cadela, que pode durar aproximadamente duas semanas.

Quando é o primeiro cio de uma cachorra?
O primeiro cio da cadela ocorre entre 6 meses a 1 ano de vida, o que pode variar de acordo com a raça e o porte do pet. Pois, o cio de uma cachorra acontece quando ela chega à vida adulta. Confira a média de idade do primeiro cio de uma cadela de acordo com o porte:

cães de porte pequeno: têm o primeiro cio entre 6 meses e 1 ano;
cachorros de porte médio ou grande: entre 7 e 13 meses;
pet de porte gigante: entre 16 meses e 2 anos.
Após o início do primeiro ciclo, o cio de uma cadela se repete duas vezes por ano, ocorrendo normalmente a cada 6 meses. Porém, esse período pode variar de acordo com o porte e a raça do seu animal de estimação.

É possível evitar o cio de uma cadela?
Se você é um tutor que não planeja que o pet procrie e deseja evitar que ela passe pelas dores do cio, uma boa solução é fazer a castração do animal. Além de benefícios como o fim das dores e sangramentos, essa prática livra o animal de uma série de doenças como a piometra canina.

Leave a Response