Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
Dicas

Eleição 2022: tudo o que precisa de saber para votar

Eleição 2022: tudo o que precisa de saber para votar
Eleição 2022: tudo o que precisa de saber para votar

Quais são os tempos de votação para as eleições de 2022?

As horas de votação para as eleições de 2022 serão normalizadas. De acordo com o TSE, pela primeira vez, todas as mesas de voto funcionarão das 8h às 17h, hora de Brasília. Isto significa que as cidades em diferentes fusos horários terão de se ajustar à hora da capital federal. Descobrir como calcular fusos horários online. Como votar nas eleições de 2022? A ordem de votação é a seguinte: deputados federais, deputados estaduais e distritais, senadores, governadores e o Presidente da República.

O website do TSE tem um simulador de votação para o ajudar intuitivamente a aprender a utilizar a urna electrónica.

O e-Título é obrigatório?

Não é obrigatória a apresentação da candidatura e-Título no momento da votação. Pode trazer o seu cartão de eleitor físico, se desejar. É obrigatória a apresentação de um documento de identificação com fotografia, tal como um bilhete de identidade (RG), passaporte, carteira profissional, projecto de cartão, cartão de trabalho (CTPS) ou carta de condução nacional (CNH).

Posso votar apenas com o meu cartão e-Titulo?

Pode votar usando apenas o seu e-Título, mas apenas se já for um eleitor registado com biometria. Se ainda não estiver registado biometricamente, precisará de um dos documentos fotográficos acima listados.

Como posso descarregar o cartão de eleitor para o meu telemóvel?

Para descarregar o e-Título no seu telemóvel, basta abrir a Google Play Store ou App Store, procurar o nome da aplicação e tocar em Instalar. Uma vez aberta a candidatura, terá de concordar com os termos de utilização, introduzir os seus dados pessoais e responder às perguntas da missão. Deve notar-se, contudo, que os eleitores que decidirem votar na versão digital do documento terão de descarregar ou actualizar a aplicação até sábado (1 dia). Isto porque os cartões de eleitor digitais deixarão de ser emitidos no dia da votação (domingo 2).

Posso trazer o meu telemóvel para a sala de votação?

De acordo com as regras estabelecidas pela TSE, não são permitidos telemóveis e outros dispositivos electrónicos na sala de votação. Os eleitores devem deixar os seus dispositivos com o escrivão antes de votar e não podem entrar na sala de votação com o dispositivo no bolso ou desligado.

Como posso saber onde se encontra a mesa de voto?

Pode encontrar rapidamente o seu local de votação, zona e mesa de voto, verificando no website do TSE. Para saber como verificar, por favor siga este tutorial.

Posso votar noutra cidade?

Se solicitou uma transferência temporária do seu endereço eleitoral, pode transferir (votar num município diferente) para as eleições de 2022.

Pode encontrar o local de sondagem temporária no website do TSE. Esqueci-me do número do meu candidato.

O que devo fazer?

Na página especial do TSE para a publicação de candidaturas e contas eleitorais, todos os números de candidatos são recolhidos para o Vice-Presidente Federal, Vice-Presidente Estatal, Senadores, Governadores e Presidente da República.

O site também publica outras informações sobre se os políticos têm um registo limpo e quais são os seus bens.

Uma vez verificado o número do candidato, a cola eleitoral é preenchida e levada para a mesa de voto no dia da votação.

Como é que eu faço uma cola eleitoral?

No website do TSE, pode imprimir um ficheiro de cola eleitoral em branco e preenchê-lo à mão.

Posso publicar em quem votei nas redes sociais?

Mas note-se: esta regra aplica-se apenas a mensagens em redes como o Facebook, Instagram e Twitter, uma vez que as mensagens aí publicadas são passivas, ou seja, outras pessoas podem ou não querer lê-las.

Por outro lado, enviar mensagens privadas sobre o WhatsApp ou mensageiros semelhantes e revelar em quem votou pode significar o não cumprimento da lei eleitoral. Ver mais regras neste artigo.

Leave a Response