Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
Aplicativos

Steve Jobs, fundador da Apple

Steve Jobs Fundador de Apple
Steve Jobs, fundador da Apple

Biografia de Steve Jobs Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário americano que fundou a Apple

O criador do Macintosh, iPod, iPhone e iPad. A Apple revolucionou a indústria dos computadores pessoais, filmes de animação, o mundo da música e dos telemóveis. Infância e educação Steve Paul Jobs (1955-2011) nasceu a 24 de Fevereiro de 1955 em São Francisco, Califórnia.

Filho de sírios Abdulfattah Jandali e Joanne Schieble, foi adoptado por Paul Jobs, mecânico e membro da Guarda Costeira, e por Carla Jobs, contabilista. A família vivia em Mountain View, Califórnia, no que mais tarde ficaria conhecido como Silicon Valley.

Quando criança, viu o seu pai montar e desmontar dispositivos electrónicos na garagem da família. Depois de terminar a escola primária, frequentou o Homestead High School de 1968 a 1972.

Foi durante este tempo que conheceu Steve Wozniak (1950), um especialista em programação e construção de circuitos integrados, que estudava na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Após a conclusão do ensino secundário, o Sr. Jobs matriculou-se no Reed College. Desistiu ao fim de seis meses, mas continuou a frequentar o colégio com aulas escritas à mão, que mais tarde sublinhou serem importantes para a sua educação. Primeiro trabalho. Em 1974, trabalhou para a Atari como designer de jogos de vídeo. Alguns meses depois, Steve deixou a empresa e viajou para a Índia em busca de enriquecimento espiritual.

Criação da Apple 

Em 1976, Jobs e Wozniak instalaram uma “fábrica” de computadores na garagem da casa da família Jobs na Califórnia. O Apple I, lançado em 1976, foi o primeiro computador pessoal a ser vendido montado, com apenas algumas fichas na placa-mãe e numa caixa de madeira computador pessoal. Em 1977, foi lançado o computador Apple II com rato e disco rígido interno.

O trabalho de Jobs e Wozniak revolucionou a indústria informática, tornando as máquinas mais pequenas e mais baratas. Em Janeiro de 1984, o Macintosh, apelidado de “torradeira bege”, foi lançado.

Apesar do seu sucesso de vendas e desempenho superior ao do PC IBM, o Macintosh não era compatível com a IBM. Durante o ano, Steve Jobs foi afastado da empresa por se ter desviado das tácticas de venda da empresa.

Pixar.

Em 1986, Steve Jobs comprou a empresa de animação de George Lucas, que mais tarde se tornou Pixar Animation Studios; depois de investir 50 milhões de dólares, a empresa produziu filmes como Toy Story e Finding Nemo; em 2006, Walt Disney Os estúdios fundiram-se com os estúdios Walt Disney.

A seguir. Depois de deixar a Apple, Steve Jobs fundou a empresa de desenvolvimento de software NEXT; dez anos mais tarde, a empresa foi adquirida pela Apple.

Regressar à Apple Em 1997, Steve Jobs regressou à Apple como CEO e começou a revitalizar a empresa. Com uma nova equipa de gestão, a Apple introduziu produtos inovadores, como o iPode, que foi lançado em 2001 e forçou a indústria discográfica a reformar-se. Em 2007, foi lançado o iPhone, um telemóvel com ecrã digital que podia ser operado com um dedo, ligar-se à Internet e criar facilmente aplicações; em 2009, foi lançado o Netbook, um pequeno computador portátil com acesso fácil à Internet.

No mesmo ano foi lançado o novo iPad da Apple, e em Junho de 2011, Steve Jobs anunciou o iCloud, uma solução para o problema do armazenamento de ficheiros. Fotos, música e aplicações seriam armazenadas na ‘nuvem’, um servidor poderoso.

Esposa/filhos. Steve Jobs e Lauren Powell casaram-se a 18 de Março de 1991.

O casal tinha três filhos, Eve Jobs, Bryn Sienna Jobs e Reed Jobs. Steve é também o pai de uma filha, Lisa Brennan, nascida de Christian Brennan, com quem teve uma relação quando tinha 23 anos.

Doença e morte de Steve Jobs Em 2003,

Steve Jobs foi diagnosticado com uma forma rara de cancro. Embora tenha sido detectado precocemente, Jobs recusou a cirurgia e optou por tratamentos alternativos, adiando por nove meses a operação a que tinha acabado de ser submetido em 2004 para remover um tumor do seu pâncreas. Em 2009, a saúde dos empregos tinha-se tornado frágil e ele tinha perdido muito peso. Num e-mail enviado aos empregados, Jobs revelou que “as questões de saúde são mais complexas do que pensávamos”.

Nesse mesmo ano, ele nomeou Tim Cook como chefe de operações da Apple; em Janeiro de 2011, anunciou que ia tirar licença médica; demitiu-se do cargo de CEO em Agosto e faleceu em Outubro. A Apple Inc está localizada em Cupertino, uma das cidades que compõem o Vale do Silício da Califórnia.

O slogan da Apple é ‘Pensar diferente’. Citações de Steve como “A viagem é a recompensa” e “É melhor ser pirata do que alistar-se na Marinha” tornaram-se famosas. Steve Jobs faleceu a 5 de Outubro de 2011 em Palo Alto, Califórnia, EUA.

Leave a Response